Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > FNE SE POSICIONA NOVAMENTE SOBRE A OFERTA DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DE ENFERMAGEM À DISTÂNCIA

FNE se posiciona novamente sobre a oferta dos cursos de graduação de Enfermagem à distância

20/07/2018

A audiência sobre o tema ocorreu na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte

Escrito por: FNE

 

A Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE) esteve presente na audiência pública sobre o ensino de cursos superiores na área da saúde, à distância, representada pela 2° Secretária Geral, Suzelee Barros, a convite do Gabinete do Deputado Estadual, Deputado Antônio Jácome.

 

A audiência ocorreu na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, na quinta-feira (12/07), proposta pelo Deputado Jacó, pioneiro na proposição do assunto para debate, no Estado. As classes interessadas e representativas, tais como sindicatos, conselhos, secretarias Municipais e Estadual de Saúde e instituições acadêmicas também estiveram presente na Assembleia.

 

Compreendendo a realidade do EaD (modalidade semipresencial), que permite e oferece, desde 2004, 20% da carga horária total do curso, nesta configuração, na graduação em enfermagem de cursos presenciais, a Federação não critica o Ensino à Distância, e sim, questiona a qualidade da graduação oferecida diante desta legislação específica.

 

“Gostaria de deixar aqui registrado que a FNE se posiciona contra a graduação de enfermeiros PREDOMINANTEMENTE na modalidade a distância, não contra o EaD, mas também somos contra os cursos presenciais de baixa qualidade cuja formação compromete a segurança da população e também a segurança destes trabalhadores que buscam qualificação superior” reafirma, a 2° Secretária Geral da Federação, Suzelee Barros.

 

E conclui “quanto a formação acadêmica dos enfermeiros somos conhecedores de todo arcabouço jurídico de legislação educacional, bem como sabemos que as Associações, Conselhos, Sindicatos e outros órgãos de representação de categorias profissionais não têm competência para determinar normas e controles sobre a atuação das Instituições de Educação Superior, relativamente às condições de oferta de cursos superiores, cabendo estas funções ao Ministério da Educação, Conselho Nacional de Saúde e a Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

 

Portanto, o que defendemos não se limita à qualidade de trabalho. Nosso questionamento se expande à cidadania plena, que garanta o acesso eficaz e permanente dos trabalhadores à formação, na perspectiva de desenvolvimento da pessoa para a vida social e profissional.

 

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

Nome:
E-mail:
Título:


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]