Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > SINDPREV AL: AGENTES DE SAÚDE REALIZAM ATO DE PROTESTO COM INDICATIVO DE GREVE

Sindprev AL: agentes de Saúde realizam ato de protesto com indicativo de greve

13/09/2019

Profissionais reivindicam a implantação do Piso Nacional para a categoria em Maceió e podem deflagrar greve por tempo indeterminado

Escrito por: Sindprev AL

 

O SINDPREV-AL e demais sindicatos que compõem o Comando Unificado dos Agentes de Saúde de Maceió realizam grande Ato Público de protesto para reivindicar a implantação imediata do Piso Nacional em âmbito municipal. A lideranças do Movimento Unificado não descartam a possibilidade de deflagração de uma greve unificada de todos os ACS e ACE de Maceió. A luta é justa. Participe.

 

Entenda o caso

 

Os agentes de combate às endemias de Maceió recebem R$ 1.100,00 em média, enquanto o piso salarial dos agentes de saúde em todo o Brasil é de R$ 1.250,00 (com progressão prevista para os próximos anos). A adequação dos valores já vem sendo cobrada em constantes tentativas, mas sem aceitação dos gestores públicos da capital.

 

Os representantes do movimento unificado vêm acompanhando todos os trâmites para a execução de um projeto de lei que garanta o piso salarial nacional da categoria em Maceió. Depois de todas as tentativas de negociação, será necessário reunir a categoria para deliberar sobre a deflagração de uma greve.

 

De acordo com o presidente do Sindacs-AL, Fernando Candido, todos os prazos solicitados pelo município foram respeitados, numa clara demonstração de flexibilidade. “Estamos abertos ao diálogo, priorizando o entendimento. Realizamos uma audiência pública para debater o assunto e reforçar que o nosso direito é líquido e certo (…) o próprio Ministério Público Estadual se mostrou favorável ao nosso pleito. Como não há diálogo nem reação por parte do município só nos resta a iniciativa da deflagração da greve”, comentou.

 

Diante do atual cenário, a greve é considerada constitucional, visto que todas as possibilidades de diálogo se esgotaram. “Nós esperamos que até o dia 13 de setembro o município se posicione, para que essa medida não seja necessária”, completou Fernando Candido.

 

A reivindicação da categoria está embasada Lei Federal 13.708/18, que estabelece a implantação do piso salarial unificado nacionalmente, para agentes de saúde e de combate às endemias.

 

Movimento Unificado

 

O Movimento Unificado dos Agentes de Saúde de Alagoas é composto pelo Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde de Alagoas (SINDACS-AL), Sindicato dos Agentes de Saúde de Alagoas (SINDAS), Sindicato dos Trabalhadores em Seguridade Social – Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (SINDPREV-AL) e pela Associação dos Agentes de Combate às Endemias de Maceió (AACEM).

 

 

*Com informações da ASCOM do SINDACS

 

 

 

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

Nome:
E-mail:
Título:


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]