Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > GOVERNADOR ROMEU MENTE E DIZ QUE JÁ PAGA PISO ACIMA DA MÉDIA

Governador Romeu mente e diz que já paga piso acima da média

28/08/2020

O Piso Salarial é uma das bandeiras levantadas pelo Sind-Saúde/MG

Escrito por: Sindsaúde MG

 

Em reunião com o Coren/MG, o governador Romeu Zema alegou que hoje Minas Gerais já paga acima da média, além de afirmar que “a competência para a criação de um piso ao profissional da área é federal.”

 

As afirmações feitas pelo governador não são verdadeiras, visto que a Lei Complementar 103, de 14 de julho de 2000, autoriza os Estados a instituírem o piso salarial, conforme abaixo:

 

Art. 1o Os Estados e o Distrito Federal ficam autorizados a instituir, mediante lei de iniciativa do Poder Executivo, o piso salarial de que trata o inciso V do art. 7o da Constituição Federal para os empregados que não tenham piso salarial definido em lei federal, convenção ou acordo coletivo de trabalho.

 

Para a diretora do Sind-Saúde, Lionete Pires, a afirmação do governador Romeu Zema demonstra seu total desconhecimento da legislação. “O Governador mente duas vezes. Mente ao falar que o Estado já paga mais que o Piso e que Minas Gerais não pode institui porque é competência do ente federal”, critica a diretora. 

 

Vale ressaltar que o inciso da Constituição citado diz: “piso salarial proporcional à extensão e à complexidade do trabalho”. A complexidade da Enfermagem é inquestionável, logo o piso que o Estado pode garantir tem que ir nessa linha. O Rio de Janeiro tem aprovado a lei estadual que institui o Piso Salarial.

 

O Piso Salarial é uma das bandeiras levantadas pelo Sindicato Único dos Trabalhadores da Saúde (Sind-Saúde/MG). Se aprovado, o Piso fixa um valor mínimo para o salário da enfermagem em todo o Estado. O Sindicato pontua que nesse caso prefeituras também estariam incluídas na obrigatoriedade de cumprir o Piso. 

 

O Sind-Saúde conclama a categoria para aderir a campanha #CrieOPisoEstadualDaEnfermagem 

 

Copie a hashtag da campanha e faça publicações nas redes sociais para que o governo estadual possa enxergar uma de nossas bandeiras de luta!

 

 

http://www.sindsaudemg.org.br/index.php/estadual/3695.html?task=view

 

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

Nome:
E-mail:
Título:


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]