Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > FRENTE PELA VIDA LANÇA CONFERÊNCIA NACIONAL LIVRE, DEMOCRÁTICA E POPULAR DE SAÚDE

Frente Pela Vida lança Conferência Nacional Livre, Democrática e Popular de Saúde

13/04/2022

A Conferência Nacional Livre irá se somar ao processo preparatório da 17ª Conferência Nacional de Saúde, do Conselho Nacional de Saúde (CNS), que acontecerá em 2023

Escrito por: Sintfesp GO TO

 

Com o objetivo de chamar a atenção para a importância de uma saúde, gratuita e universal, a Frente pela Vida chama toda a sociedade brasileira para construir a Conferência Nacional Livre, Democrática e Popular de Saúde, marcada para o dia 5 de agosto de 2022. O lançamento será na tarde do 7 de abril às 17 horas, Dia Mundial da Saúde. A atividade virtual será transmitida pelos canais do YouTube das entidades integrantes da Frente e demais canais de comunicação popular.

 

De acordo com a Frente, com convite para o evento “a população reconheceu a importância do Sistema Único de Saúde (SUS) no enfrentamento da pandemia da Covid-19, mesmo descapitalizado pelo Teto de Gastos (Emenda Constitucional 95) e atacado por setores políticos e econômicos que entendem a saúde apenas como mercadoria”.

 

Nesse sentido, a Frente Pela Vida apresentou a proposta de organização de um grande encontro presencial entre os diversos movimentos ligados à luta pelo direito à saúde para agrupar bandeiras de luta: uma Conferência Nacional Livre, Democrática e Popular de Saúde, a ser realizada em agosto. A Conferência Nacional Livre irá se somar ao processo preparatório da 17ª Conferência Nacional de Saúde, do Conselho Nacional de Saúde (CNS), que acontecerá em 2023.

 

Para o debate e divulgação do evento, a Frente disponibilizará em seu site as artes de convocação, publicações e demais produtos. Já é possível encontrar os seguintes documentos preparatórios: Tese 2021-2022 do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes), Fortalecer o SUS, em Defesa da Democracia e da Vida, da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) e o Relatório da 16ª Conferência Nacional de Saúde.

 

Frente pela Vida

 

A Frente pela Vida é uma rede de entidades, associações e movimentos sociais criada em junho de 2020 que se organizaram pela valorização da ciência, do SUS, da democracia e da solidariedade nas ações governamentais ao coronavírus. Dentre as ações encampadas nesses 2 anos, foram elaborados o Plano Nacional de Enfrentamento à Covid-19, para auxiliar autoridades políticas e sanitárias, além de gestores do SUS e a sociedade em geral no manejo contra o SARS-Cov-19, documentos intersetoriais reunindo Saúde, Educação e Assistência Social e a campanha “O Brasil Precisa do SUS”.

 

Nesse processo, um grande número de organizações e lideranças sociais e políticas se aproximaram e passaram a somar nas discussões. O novo momento da Frente é buscar fazer desse espaço uma mobilização nacional com esse grande encontro presencial que será a Conferência Nacional Livre, Democrática e Popular de Saúde.

 

Mais informações

 

• O quê: Conferência Nacional Livre, Democrática e Popular de Saúde

• Quando: 7 de abril às 17 horas

• Onde: Youtube das entidades envolvidas

• Informações: www.frentepelavida.org.br
 

 


Ascom Frente pela Vida

 

 

 

Fonte: https://bit.ly/3JCs4Dt

 

 

 

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

Nome:
E-mail:
Título:


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]