Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > SINDSAÚDE-SP ATUA NA PREVENÇÃO E EM DEFESA DA SAÚDE DO(A) TRABALHADOR(A)

SindSaúde-SP atua na prevenção e em defesa da saúde do(a) trabalhador(a)

28/04/2023

Durante o “Abril Verde”, mês da Prevenção de Acidentes e Doenças de Trabalho, o SindSaúde-SP realizou o Curso de Formação e Planejamento do Coletivo de Saúde do Trabalhador(a)

Escrito por: Sindsaúde SP

 

Hoje, 28 de abril, Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho e Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidente e Doenças de Trabalho, o SindSaúde-SP destaca a importância de lutar em defesa das trabalhadoras e dos trabalhadores da saúde, que estão atuando adoecidos e sobrecarregados. A situação já era ruim, mas com a pandemia de Covid-19 piorou e muito.

 

Os(as) profissionais só perdem: com prejuízos financeiros e, pior, perdem a saúde, devido ao descaso do governo do estado que insiste em sucatear os equipamentos de saúde; não oferece condições dignas para atuação; não contrata mais por concurso público para repor o quadro funcional; e submete quem está na ativa à uma situação desgastante que causa sofrimento psíquico. 

 

Em defesa dos(as) trabalhadores(as), o SindSaúde-SP está atuando de maneira incisiva para combater esses problemas. Desde o ano passado, a secretária de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, Janaína Luna, está discutindo com os representantes dos Departamentos de Recursos Humanos dos hospitais estaduais as escalas de plantões, que se elaborada de maneira equivocada pode fazer com que o trabalhador faça mais plantões do que deveria. 

 

Além disso, durante o “Abril Verde”, mês da Prevenção de Acidentes e Doenças de Trabalho, o SindSaúde-SP realizou o Curso de Formação e Planejamento do Coletivo de Saúde do Trabalhador(a), que é mais um instrumento de luta e organização sindical. 

 

Outra ação do SindSaúde-SP é o Seminário Temático Virtual, realizado ontem (27), que tratou sobre os impactos da Síndrome pós-covid e sua relação com os acidentes de trabalho. 

 

Participaram do debate o médico sanitarista da Fiocruz Brasília e vice-presidente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), Claudio Maierovitch Pessanha Henriques; e o advogado Aparecido Inácio Ferrari de Medeiros, sócio-diretor do escritório Inácio e Pereira Advogados Associados e assessor jurídico do SindSaúde-SP, que mediados por Janaína, abordaram os desafios que ainda teremos que enfrentar para que a Covid e suas sequelas sejam caracterizadas como acidentes de trabalho. 

 

Se você não conseguiu assistir à transmissão ao vivo do seminário, ele continua disponível em nosso site e redes sociais. Clique aqui para assistir e lembre-se de compartilhar com os(as) amigos(as).

 

 

Fonte: https://sindsaudesp.org.br/novo/noticia.php?id=8178

 

 

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

Nome:
E-mail:
Título:


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]