Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > 17ª CONFERÊNCIA NACIONAL DA SAÚDE ENCERRA COM DEFESA AO PISO DA ENFERMAGEM

17ª Conferência Nacional da Saúde encerra com defesa ao Piso da Enfermagem

07/07/2023

Presidente Lula destacou em seu discurso a necessidade de valorização dos profissionais da enfermagem que lutam pelo cumprimento do piso da categoria

Escrito por: Sindsaúde Passo Fundo

 

Com o tema “Garantir Direitos, defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia!”, que  encerrou nesta quarta-feira, 4 de julho, a edição histórica da 17ª Conferência Nacional da Saúde. O evento realizado em Brasília, contou no encerramento com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva; da ministra da Saúde, Nísia Trindade, acompanhados pelo presidente do Conselho Nacional de Saúde, Fernando Pigatto.

 

O presidente Lula destacou em seu discurso a necessidade de valorização dos profissionais da enfermagem que lutam pelo cumprimento do piso da categoria. “Tem gente que acha que o salário de uma enfermeira de R$4 mil e pouco é caro, mas as pessoas se esquecem quando a gente vai para o hospital, o médico faz a consulta, dá o remédio, faz a cirurgia, mas quem cuida da gente o restante do dia é exatamente o pessoal da enfermagem.

 

É preciso que avaliemos efetivamente o valor do trabalho por quilo que representa na nossa vida, quem vai limpar as pessoas, dá a comida, aplica injeção, mede a pressão, leva ao banheiro é justamente o pessoal da enfermagem e por isso precisa ser valorizado. E, por isso, a ministra Nísia tomou a decisão: “vai pagar o piso e mais o atrasado desde maio e mais o décimo terceiro”, disse. 

 

A ministra da saúde declarou ser um dia de muita emoção. “Essa conferência é um ato da retomada da democracia e um ato de muito trabalho, com teses que foram discutidas em todo o Brasil. Nossa gestão trouxe a participação social de volta ao SUS”, disse.

 

Nízia, durante sua fala, convidou os presentes a darem as mãos. Uma grande rede foi formada no evento. “De mãos dadas. Só assim vamos construir a nossa unidade, que não é de hoje, mas nessa conferência representa que conseguimos retomar a reconstrução do Brasil. Essa é uma pauta de todo o governo. A agenda construída aqui é a agenda central do SUS, é uma agenda pela inclusão e pelo desenvolvimento do país. Não há SUS sem equidade e sem unidade”, complementou.

 

Após o evento, a ministra Nísia confirmou que o governo federal fará repasses já considerando o piso em nove parcelas este ano: referentes ao retroativo de maio, aos pagamentos entre maio e dezembro, e ao pagamento do 13º salário.

 

Conferência

 

A Conferência reuniu mais de seis mil representantes da sociedade civil, entidades, fóruns regionais e movimentos sociais que deliberaram sobre propostas e diretrizes, elaboradas em conferências municipais, estaduais e conferências livres.

 

A Conferência Nacional de Saúde acontece a cada quatro anos para definição e construção conjunta de políticas públicas do SUS. O resultado da etapa nacional deverá ser contemplado no próximo ciclo de planejamento da União, servindo de subsídio para a elaboração do Plano Nacional de Saúde e Plano Plurianual de 2024-2027.

 

 

Fonte: https://ury1.com/dS7sR

 

 

 

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

Nome:
E-mail:
Título:


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]