CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > NOTA DE REPÚDIO DO SERGS EM RELAÇÃO AO DECRETO DE FARROUPILHA/RS DESOBRIGANDO A VACINACÃO PARA COVID 19 EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Nota de repúdio do SERGS em relação ao decreto de Farroupilha/RS desobrigando a vacinacão para Covid 19 em crianças e adolescentes

07/02/2024

Sindicato: dDesestimular uma vacina enfraquece a cobertura vacinal de todo o calendário. Isso é crime.

Escrito por: SERGS

O Sindicato dos Enfermeiros no RS – SERGS – vem a público repudiar o decreto do prefeito Fabiano Feltrin, de Farroupilha/RS, que dispensa a obrigatoriedade de apresentação de atestado de vacinação contra a Covid-19 de crianças e adolescentes no ato da matrícula ou rematrícula, em estabelecimentos de ensino públicos ou privados, expedido na última segunda (5).

Este é um movimento contrário a ciência, contrário aos dados epidemiológicos e contrário a determinação Federal e Estadual de manter os calendários vacinais de nossa população atualizado. Principalmente das crianças e jovens que iniciam o ano escolar em ambientes fechados, nem sempre ventilados em que estarão aglomerados por 4 horas ou mais.

Os 700 mil óbitos pela Covid 19 no país parecem não ter sido suficientes para alertar aos gestores municipais da importância da vacina. Nós, trabalhadores de saúde, enfermeiras e enfermeiros, que trabalhamos durante todo o período pandêmico e assistimos óbitos em todas as faixas etárias e uma legião de pessoas com sequelas da Covid 19 até os dias de hoje, somos a favor da ciência, da prevenção de doenças e da promoção de saúde.

Vacinas salvam vidas! Desestimular uma vacina enfraquece a cobertura vacinal de todo o calendário. Isso é crime!!

Fonte:  https://encr.pw/iv7vB