CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > CARTA ABERTA DOS FUNCIONÁRIOS DO INSTITUTO DE INFECTOLOGIA EMÍLIO RIBAS

Carta aberta dos funcionários do Instituto de Infectologia Emílio Ribas

10/11/2023

Instituto é um serviço hospitalar estadual de excelência e com protagonismo em todas as epidemias que assolaram o estado de São Paulo nos últimos 142 anos

Escrito por: SIMESP

São Paulo, 9 de novembro de 2023

Nós, funcionários do Instituto de Infectologia Emílio Ribas, vimos a público informar a situação de falta de profissionais para atuarem no Hospital, o que impede a abertura de mais 30 leitos de UTI e 2 novas enfermarias para te atender mais e melhor, cidadão. Temos toda a estrutura, mas nos faltam trabalhadores.

Após manifestações de rua e em redes sociais, conseguimos que o Governo do estado de São Paulo agisse com a aprovação de vagas e abertura de concursos públicos. Foram chamados mais de 80 médicos, além de enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos, fonoaudiólogos, nutricionistas, farmacêuticos e biomédicos de concursos remanescentes.

Mesmo com muito atraso, todos os profissionais foram nomeados, exceto 51 técnicos de enfermagem, tão essenciais para o funcionamento do Hospital. Sem eles, nenhum novo leito pode ser aberto, mas assim que eles forem nomeados teremos mais 8 leitos de enfermaria.

O Hospital não funciona sem uma equipe especializada e diversa de trabalhadores da saúde. Também é preciso que sejam solicitadas vagas para reposição de exonerações, aposentadorias e afastamentos, além dos profissionais necessários para abertura dos novos leitos.

Para se ter uma ideia, há mais de 900 enfermeiros aprovados em concurso só aguardando o chamamento e mais de 80 leitos fechados (56 leitos de enfermaria e 30 de UTI), já plenamente reformados só aguardando a contratação de profissionais para sua abertura.

Além disso, há nove anos, o Hospital se encontra em obra com seu término atrasado. Com isso, o maior hospital referência em infectologia do país passou a ser impedido de funcionar por completo.

Com todo esse histórico, ainda existe a ameaça de terceirização de setores do Hospital, o que implicaria na diminuição da qualidade do atendimento e na piora das condições de trabalho, sem garantias de pagamento aos profissionais e alta sobrecarga de trabalho.

O Instituto de Infectologia Emílio Ribas é um serviço hospitalar estadual de excelência e com protagonismo em todas as epidemias que assolaram o estado de São Paulo nos últimos 142 anos. Não podemos deixar que nos tirem esse serviço de qualidade e gratuito para a população.

Não há outra opção a não ser aquela que até agora nos deu os frutos que estamos colhendo: a luta! Nosso objetivo é garantir a melhor assistência à população que tanto precisa desse instituto.

Contamos com o seu apoio para pedir mais profissionais para o nosso Hospital.

Queremos um #EMÍLIORIBASPORINTEIRO

Pela nomeação imediata dos 51 técnicos que já escolheram suas vagas!

Pelo chamamento de todos os profissionais já aprovados em concurso necessários para abertura de leitos!

Associação dos Médicos do Instituto de Infectologia Emílio Ribas (Amiier)

Associação dos Médicos Residentes do Instituto de Infectologia Emílio Ribas (Ameriier)

Sindicato dos Médicos do Estado de São Paulo (Simesp)

Fonte: https://acesse.dev/lINTO