Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > SINDPREV BA SEDIA SEMINÁRIO PARA DISCUTIR A SAÚDE DO TRABALHADOR

Sindprev BA sedia seminário para discutir a Saúde do Trabalhador

25/10/2023

Problemas relacionados à saúde do trabalhador têm agravado os casos de Burnout e também de suicídios.

Escrito por: SINDPREV BA

 

O Sindprev sediou, nesta quarta-feira (25), o Seminário Estadual sobre Sofrimento e Adoecimento Psíquico Relativos às Relações de Trabalho. O evento promovido pela Central Única dos Trabalhadores na Bahia reuniu especialistas das áreas da Medicina, Enfermagem, Direito e Psicologia. Durante a manhã, os trabalhos foram mediados por Paulo César, Raimundo Cintra, Alindaí Santana e Silvana Lobo, com a presença dos coordenadores Edivaldo Santa Rita e Lucivaldina Brito e do diretor Valdemir Medeiros. À tarde, a mesa foi conduzida por Lindalva de Jesus.

 

Vice-presidente da CUT na Bahia, Luciomar Vitta, ressaltou que a precarização do trabalho é perversa e a piora da saúde mental do trabalhador é uma doença não visibilizada até porque as pessoas evitam falar sobre seus momentos difíceis por medo do desemprego. “Há uma sobrecarga na sociedade e a gente precisa discutir esse assunto, pois as doenças psíquicas representam o maior motivo de afastamento do trabalho e de pedidos de aposentadoria”, disse.

 

Edivaldo Santa Rita chamou a atenção para o aumento dos pedidos de auxílio-doença e aposentadorias na Previdência Social, em decorrência do adoecimento mental dos trabalhadores.

 

Lucivaldina Brito destacou que os trabalhadores estão precisando de cuidados, especialmente as mulheres. Para ela, o adoecimento mental é um reflexo da retirada de direitos por parte do Governo Bolsonaro.

 

Já Alindaí Santana pontuou que o adoecimento da sociedade precisa ser notado pelas autoridades de saúde e os sindicatos e associações de classe precisam discutir mais este assunto.

 

Raimundo Cintra completou dizendo que os trabalhadores precisam ir às ruas para abordar este problema que hoje é de saúde pública.

 

A secretária de Saúde do Sindprev, Lindalva de Jesus, lembrou que problemas relacionados à saúde do trabalhador têm agravado os casos de Burnout e também de suicídios. Para ela, o bem-estar dos profissionais precisa se tornar uma política pública e a discussão do tema precisa ser recorrente.

 

José Coutinho criticou as relações de trabalho no serviço público e disse que a relação interpessoal entre os funcionários não é discutida no ambiente das repartições. “Isso nos adoece e a mudança de mentalidade precisa começar pelo Estado”, disse.

 

 

Fonte: https://acesse.dev/FZmTB

 

 

 

 

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

Nome:
E-mail:
Título:


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]