Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > DEMANDAS DO INSS SÃO TEMA DE REUNIÃO ENTRE CNTSS E DGP/INSS

Demandas do INSS são tema de reunião entre CNTSS e DGP/INSS

09/11/2023

Lideranças iniciaram a reunião cumprimentando os presentes, informando ser de extrema importância a reestruturação do INSS, com a participação coletiva dos trabalhadores, entidades e Governo

Escrito por: SINDIPREV SE

 

Os dirigentes do SINDISPREV PE, Irineu Messias, e SINDIPREV SE, Joaquim Antônio, ambos da base da CNTSS, se reuniram com a equipe da DGP, representada pela sra. Maisa Cristina Menezes Cabral, diretora DGP, Anelizia Melo, coordenadora de legislação e movimentação de pessoas, e o Sr. Cláudio Pina, coordenador de carreiras, para tratar das reivindicações da categoria da base do INSS, descritas no Ofício formalizado pela CNTSS.

 

O Coordenador Geral do SINDIPREV SE, Joaquim Antonio, e o Secretário Geral do SINDSPREV PE, Irineu Messias, iniciaram a reunião cumprimentando os presentes, informando ser de extrema importância a reestruturação do INSS, com a participação coletiva dos trabalhadores, entidades e Governo.

 

Após os cumprimentos, os pontos descritos no Ofício começaram a ser debatidos, sendo:

 

1 – Cumprimento do Acordo de Greve

 

O Sr. Paulo Pina, informou que todos os pontos do acordo de Greve já foram enviados ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, desde o início do semestre, onde o INSS estava aguardando os encaminhamentos. Incorporação da GDASS e Transformação em Carreira Típica de Estado, também estão no MGI.

 

2 – Abertura imediata da mesa setorial do INSS.

 

Segundo a Sra. Maisa Cristina, o MGI está elaborando uma agenda de criação das mesas setoriais, previsto para o início de 2024.

 

3 – Problemas no pagamento do PEFPS para as assistentes sociais

 

A diretora da DGP, Maisa Cristina, informou que realmente houve um problema com relatórios da DATAPREV, mas que todo problema já havia sido sanado com o envio para a Folha de Pagamento, incluindo os valores em atraso e os atuais já atualizados. Segundo a DGP, este problema não ocorrerá mais.

 

4 – Inviabilidade do retorno ao presencial de todos os servidores de forma indiscriminada. Não fazê-lo sem a devida discussão com os servidores por meio das entidades.

 

Os dirigentes foram enfáticos em afirmar a necessidade do retorno do atendimento presencial, de uma forma equilibrada com novos servidores que trabalhem concomitantemente com os servidores que já fazem os Programas de Gestão. O SINDIPREV SE e SINDISPREV PE, exemplificaram o caos que será o retorno ao atendimento de uma forma impositiva, sem estrutura e sem o devido diálogo com entidades e trabalhadores.

 

A equipe da DGP, reconheceu que a informação sobre o retorno em janeiro, teve um impacto negativo para a instituição e que nada será realizado sem a devida construção e discussão no Comitê de Processos de Trabalho, justamente pela condição técnica do debate e as experiências relatadas naquele espaço.

 

Segundo a equipe da DGP, deverá ser apresentado um estudo sobre o perfil adequado para o atendimento. A diretora da DGP, Maisa Cristina, ratificou a necessidade do amplo diálogo e que deverá ser criado um Programa de Gestão para o Atendimento, com a abertura do processo de adesão dos servidores.

 

5 – Manutenção dos programas de gestão aperfeiçoando, o que já existe, sempre discutindo com os servidores.

 

A equipe da DGP, informou que já iniciaram um debate no Comitê de Processos de Trabalho uma nova portaria que deverá “acabar” com o pedágio de 5 e 30%. Os Programas de Gestão existentes deverão ser aprimorados, onde os servidores que estão no Teletrabalho deverá fazer a mesma pontuação que os demais.

 

6 – Estender o prazo que reduziu as metas diárias dos programas de gestão conforme acordo de greve. Não alterar sem a anuência do comitê permanente de processos de trabalho.

 

“Não pretendemos fazer nada sem discutir amplamente no fórum adequado”, ratificou Maisa Cristina, Diretora de Gestão de Pessoas.

 

Após a apresentação das demandas e argumentações da Gestão, os dirigentes agradeceram as informações, afirmando que a CNTSS e SINDICATOS irão fazer a devida mobilização política no Congresso Nacional para que seja destravada a pauta de reivindicações da categoria no Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.

 

Além destas demandas, os dirigentes reivindicaram que os servidores do Ministério da Previdência Social que trabalham nas Juntas de recursos sejam incorporados à carreira do Seguro Social, pela similaridade de tarefas e a discrepância salarial entre estes servidores.

Em sua análise, Irineu Messias e Joaquim Antonio apresentaram vários casos em que a similaridade permite a incorporação destes ao Seguro Social, para que esta injustiça seja reparada.

 

A Diretora da Gestão de Pessoas, Maisa, concordou com as argumentações, solicitando documentação que favoreça uma discussão técnica da viabilidade.

 

Ao final da reunião, os dirigentes solicitaram que a DGP estudasse a viabilidade da contratação dos servidores aposentados para que alguns problemas existentes, como filas e atendimentos diminuíssem, permitindo, também, que estes trabalhadores pudessem ter uma renda complementar.

 

 

 

Marcos Jefferson (DRT/SE 376)

 


 

 

Fonte: https://acesse.dev/uJQO6

 

 

 

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

Nome:
E-mail:
Título:


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]