Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > CNTSS/CUT SE REÚNE COM MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO PARA ASSINATURA DO TERMO DE ACORDO DO SEGURO SOCIAL

CNTSS/CUT se reúne com Ministério do Planejamento para assinatura do Termo de Acordo do Seguro Social

30/09/2015

Na quarta-feira, 30/09, haverá novo encontro para tratar do Termo de Acordo da Carreira dos Servidores da Previdência, Saúde e Trabalho (PST)

Escrito por: Assessoria de Imprensa CNTSS/CUT

 

 

Representantes do Comando Nacional de Greve e de sindicatos dos servidores federais filiados à CNTSS/CUT – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social se reuniram na terça-feira, 29/09, com o secretário de Relações do Trabalho do MPOG – Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, Sérgio Mendonça, e com a presidenta do INSS – Instituto Nacional do Seguro Social, Elizete Berchiol, para assinatura do Termo de Acordo para a Carreira do Seguro Social (INSS), depois de completar mais de 80 dias da greve que atingiu todo o país.

 

O Termo de Acordo foi firmado entre os representantes das entidades nacionais dos servidores federais e do governo em conformidade à deliberação da Plenária Nacional realizada em 24 de setembro, em Brasília, onde também foi definido o fim da paralisação. Os trabalhadores aproveitaram a oportunidade para cobrar dos representantes do governo a realização de adequações ao Termo de Acordo. Foram feitas observações em relação ao período de vigência do acordo e na forma de reposicionamento dos servidores que terão direito à progressão funcional.

 

O documento define, entre outros itens, o reajuste de 10,8% em dois anos, a primeira parcela de 5,5% em agosto de 2016 e o restante em janeiro de 2017. Também ficou acertada a mudança nas regras que garantem a média dos últimos cinco anos do valor da gratificação de desempenho para fins de aposentadoria. O texto garante, ainda, reajustes em benefícios a partir de janeiro do próximo ano (veja a íntegra do Termo de Acordo logo abaixo).  

 

O encontro permitiu a assinatura do Termo de Acordo de Reposição que versa sobre os dias da paralisação e sobre a devolução dos descontos referentes aos dias não trabalhados. O documento destaca que seus termos passam a vigorar imediatamente a assinatura do Acordo. Registra o texto em sua cláusula terceira: “o retorno ao trabalho e a retomada das atividades, conforme o disposto neste termo do acordo, ensejará a devolução do valor dos descontos efetuados, no máximo até a folha de outubro de 2015” (veja a íntegra do Termo de Reposição logo abaixo).

 

As atividades nas APSs – Agências da Previdência Social devem ser normalizadas a partir da quinta-feira, 01 de outubro. Para facilitar o fluxo de trabalho pós-greve será formado um Comitê para dar acompanhamento aos problemas que possam aparecer nos primeiros dias de retorno dos servidores. Foi reiterado, por parte da direção do INSS, o compromisso de não haver nenhuma punição contra os trabalhadores que participaram da greve.

 

Nesta quarta-feira, 30/09, haverá novo encontro dos representantes dos trabalhadores com o governo federal para tratar do Termo de Acordo da Carreira dos Servidores da Previdência, Saúde e Trabalho (PST).

 

Clique sobre a linha e veja a íntegra do Termo de Acordo:

 

 

Clique sobre a linha e veja a íntegra do Termo de Reposição :

 

 

 

 

José Carlos Araújo

Assessoria de Imprensa da CNTSS/CUT

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]