Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > CNTSS/CUT DIVULGA NOTA REPUDIANDO A APROVAÇÃO NA CÂMARA DA MP Nº 905 E DENUNCIA AS DEMAIS MPS QUE ATACAM OS TRABALHADORES

CNTSS/CUT divulga Nota repudiando a aprovação na Câmara da MP nº 905 e denuncia as demais MPs que atacam os trabalhadores

15/04/2020

Nota aponta os retrocessos que a MP traz ao retirar direitos, flexibilizar formas de contratação, achatar salários e renda, ao mesmo tempo em que preserva os interesses do empresariado

Escrito por: Assessoria de Imprensa da CNTSS/CUT

 

A CNTSS/CUT – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social vem a público manifestar suas contrariedade e indignação com a aprovação, na noite da terça-feira, 14 de abril, na Câmara Federal, da Medida Provisória nº 905, conhecida como MP do Contrato Verde Amarela, que traz prejuízos imensos à classe trabalhadora com a retirada de direitos trabalhistas e a flexibilização nas formas de contratação. A MP é considerada como uma nova etapa da Reforma Trabalhista aprovada em 2017, ainda no governo do ilegítimo Michel Temer, por aprofundar ainda mais a precarização nas relações e condições de trabalho.  

 

A Confederação entende como impensável e repudia os posicionamentos de Bolsonaro, do ministro da Economia, Paulo Guedes, e de sua bancada de sustentação que, neste momento de pandemia do novo coronavírus (Covid-19), em que os países pensam alternativas para preservação da vida, emprego, salários e renda à populações, insistem em aprovar mais uma MP que impõe aos trabalhadores prejuízos impensáveis levando a um agravamento dos retrocessos impostos desde o golpe de 2016.

 

O próximo passo a ser dado para aprovação da MP está agora nas mãos dos senadores, que têm até a próxima segunda-feira, 20 de abril, para votar o texto. A CNTSS/CUT destaca ser fundamental a manutenção da luta contra a aprovação da MP focada agora numa ação intensa junto aos senadores e com a expansão desta discussão junto à sociedade. É preciso manter a denuncia sobre os reais interesses deste governo que prioriza a defesa do setor empresarial em detrimento dos direitos e da vida dos trabalhadores, suas famílias e toda a população.

 

Os termos apresentados no texto da MP permitem, entre outros pontos, o aumento da rotatividade dos trabalhadores com o evidente achatamento dos salários, uma situação que agravará ainda mais a já baixa massa salarial dos trabalhadores consolidada nestes últimos anos. Para os técnicos do DIEESE - Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos a proposta trata-se, na verdade, de uma “bolsa-patrão”, por ver elencada uma série de medidas que atacam os trabalhadores ao invés de garantir salário, direitos e justiça social.

 

A Confederação destaca outras MPs que também devem ser combatidas. Entre elas, as MPs nº 927, que dispõe sobre as medidas trabalhistas para enfrentamento do estado de calamidade; a de nº 936, que institui o Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda; e a de nº 944, que institui o Programa Emergencial de Suporte a Empregos. Reafirma, aiinda, a necessidade da revogação da EC nº 95, que praticamente congela por 20 anos os orçamentos na Saúde e áreas sociais, e que ocasiona o desfinanciamento do SUS – Sistema Único de Saúde. O SUS é a mais importante ferramenta de combate ao vírus e de preservação da vida da população. Destacamos, assim, a defesa dos trabalhadores das áreas essenciais, em destaque aos da saúde, que estão na linha de frente contra o Covid-19 e diariamente colocam em risco suas vidas e de seus familiares em defesa da população.

 

 

Direção da CNTSS/CUT – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social

Abril de 2020

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

Nome:
E-mail:
Título:


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: direcao@cntsscut.org.br – tesouraria@cntsscut.org.br – imprensa@cntsscut.org.br

CNTSS – Brasília - SCS - QD.01 Bloco "I"- Ed. Central - 12º andar - Salas 1.201 e 1.208 - CEP: 70.304-900 – Brasília/DF
Telefone: (0xx61) 3224-0818 | E-mail: df@cntsscut.org.br