Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > SINDICATOS DA CNTSS/CUT DEFINEM MANTER GREVE DO INSS ATÉ SEXTA-FEIRA, 20/05, QUANDO NOVA PLENÁRIA NACIONAL DEFINIRÁ SEU PROSSEGUIMENTO OU NÃO

Sindicatos da CNTSS/CUT definem manter greve do INSS até sexta-feira, 20/05, quando nova Plenária Nacional definirá seu prosseguimento ou não

18/05/2022

Decisão foi aprovada em Plenária Nacional realizada nesta quarta-feira, 18/05; dirigentes aguardam resultado de reunião do INSS desta quinta-feira, 19/05, para decidir manutenção ou não da greve

Escrito por: Assessoria de Imprensa da CNTSS/CUT

 

Dirigentes dos Sindicatos dos Servidores Públicos Federais presentes na Plenária Nacional da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social (CNTSS/CUT) realizada na noite desta quarta-feira, 18 de maio, por meio virtual, definiram pela manutenção da greve do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) até a próxima sexta-feira, 20 de maio. Também foi deliberado que neste dia haverá nova Plenária da Confederação, prevista para 17 horas, para avaliação da situação nos Estados e definição da continuidade ou não da greve.

 

As propostas aprovadas, por unanimidade, deram-se em virtude da decisão de vários Sindicatos deliberarem em suas Assembleias aguardar a realização de nova reunião da mesa de negociação envolvendo as entidades nacionais, a Confederação e a Federação Nacional de Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social – FENASPS, e os representantes do INSS. A agenda está prevista para esta quinta-feira, 19/05, tendo como pauta a apresentação das avaliações das Assembleias estaduais sobre a proposta de acordo encaminhada pelo governo.

 

Em várias Assembleias foram apontados questionamentos sobre as propostas e apresentadas sugestões, que vão desde alterações simples de redação até a possibilidade de agilização de prazos que foram previamente estipulados pelo INSS para cumprimento de alguns pontos da pauta, há também algumas dúvidas de termos que não foram apresentados no texto original. Desta forma, vários sindicatos optaram pela manutenção da greve até sexta-feira, 20/05, quando deverão proceder a novas Assembleias com os trabalhadores para apresentar o resultado da nova rodada da mesa de negociações desta quinta-feira, quando espera-se por novas conquistas.

 

As lideranças presentes na Plenária Nacional reiteraram que houve um avanço nas negociações a partir da ação dos representantes da CNTSS/CUT e FENASPS nas discussões da mesa e por conta da adesão dos trabalhadores à greve nos Estados. Além da própria criação da mesa de negociação, fato que até então era rejeitado pelo governo, a proposta de acordo contempla vários pontos que eram pautas históricas dos servidores e que agora terão condições de serem encaminhadas a partir dos processos negociais que ainda se darão com a consolidação do Comitê Permanente para discutir processos de trabalho e que terá caráter deliberativo.

 

Outra questão importante, também conquistada na mesa de negociação, foi a constituição do Comitê Gestor da Carreira do Seguro Social. Ou seja, conforme já manifestado pelos participantes da Plenária anterior, de 13 de maio, há uma série de avanços já conquistados nesta proposta de acordo, mas ainda há muito a se conquistar. A questão da pauta financeira é outro ponto que foi mencionado para se ter mais garantias dos Ministérios para que as negociações prossigam como compromissado pelo governo.

 

É consenso entre as lideranças a importância da manutenção da unidade dos trabalhadores e do processo permanente de mobilização para que novos avanços sejam conquistados. Neste ínterim, até que novas decisões sejam aprovadas na Plenária do dia 20 de maio, as entidades estão comprometidas a manter a mobilização em seus estados, dialogando com os trabalhadores e a sociedade sobre a importância da greve na perspectiva de valorização dos servidores e na ampliação de melhores condições e relações de trabalho que propiciem o exercício de suas funçoes de forma cada vez mais adequada visando prestar o melhor atendimento à população.

 

 

 

 

José Carlos Araújo

Assessoria de Imprensa da CNTSS/CUT

 

 

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

Nome:
E-mail:
Título:


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]