Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > CONSELHO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL REALIZA ENCONTRO REGIONAL

Conselho de Assistência social realiza encontro regional

29/09/2010

Objetivo dos debates é buscar um novo sistema que não privilegie o assistencialismo

Escrito por: Postado por Clara Bisquola

Conselho de Assistência social realiza encontro regional O Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), apoiado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, abriu nesta terça-feira, 28/9, na Assembleia Legislativa, o Encontro Regional dos Trabalhadores de Assistência Social da Região Sudeste. A proposta do encontro é auxiliar o CNAS no processo de definição dos trabalhadores da assistência social de forma democrática e participativa, que não privilegie o assistencialismo.

O encontro " que terá a realização de oficinas nesta quarta-feira, 29/9, faz parte de um ciclo que já aconteceu na região Centro-Oeste e vai se estender às regiões Sul, Norte e Nordeste " busca definir que categorias profissionais são necessárias para a gestão e execução dos serviços socioassistenciais no Sistema Único de Assistência Social (Suas).

Novas políticas
Atualmente os serviços socioassistenciais são ofertados por Centros de Referência da Assistência Social, pelos Centros de Referência Especializados na Assistência Social e alguns pelas entidades e pelas organizações de assistência social. O reordenamento, com bases políticas institucionais, objetiva a maior efetividade nas ações de assistência social, que serão incluídas em política pública específica.

A mesa de abertura dos trabalhos foi composta por Carlos Eduardo Ferrari, presidente do Conselho Nacional da Assistência Social; Simone Albuquerque, representando o Ministério de Desenvolvimento Social e a Secretaria Nacional de Assistência Social; Salete Dobrev, que representou a Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social e preside o Conselho Estadual de Assistência Social (Conseas) e o Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Assistência Social (Fonaceas); Alice Okada de Oliveira, presidente do Conselho Municipal da Assistência Social, que representou a Secretaria Municipal de Assistência Social; e Joari Aparecido de Oliveira, representando o Fórum dos Trabalhadores Suas-SP.

Palestras

As mesas de debate na primeira parte do evento, na manhã de 28/9, que ofereceram a base para as oficinas do dia 29/9, foram: a Concepção do Suas na Perspectiva da Gestão e dos Serviços Socioassistenciais, com palestras de Simone Albuquerque, diretora do Departamento de Gestão do Suas/SNAS/MDS e conselheira nacional de Assistência Social; e Jucimeri Isolda Silveira, socióloga e professora da PUC/PR.

No período da tarde, o primeiro tema debatido foi "Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais e Protocolo de Gestão Integrada de Serviços, Benefícios e Transferências de Renda", com palestras da professora-doutora em serviço social na área de gestão de políticas públicas Egli Muniz e da doutora em sociologia política e assistente social Denise Ratman Arruda Coli.

A seguir, Valter Camargo, da Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação falou sobre "Análise dos Recursos Humanos no Âmbito do Suas", tendo como debatedor Otávio Dulce, sociólogo e cientista político da PUC/MG.

O processo de debate neste encontro contempla as propostas levantadas a aprovadas no seminário O trabalhador e o Trabalhador do Sistema Único de Assistência Social (Suas), que reuniu professores estudantes e representantes de sindicatos, conselhos profissionais e movimentos da trabalhadores de várias regiões de São Paulo. O seminário foi realizado em 18/9, na Assembleia Legislativa, e promovido pela articulação provisória do Fórum de Trabalhadores Sociais do Suas em São Paulo.

Foto 02 - Egli Muniz, Carlos Eduardo Ferrari e Denise Ratman Arruda Coli
  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]